Ana Lence*
A campanha do Novembro Azul – dirigida para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata – já conquistou as pessoas por ser um chamado urgente à ação em prol da saúde masculina. Num mundo saturado de informações e campanhas digitais, a mensagem pode se perder rapidamente na mente das pessoas e é neste caso que surge a importância estratégica e emocional do brinde personalizado. Longe de ser apenas uma “lembrança” corporativa, a prenda é uma ferramenta de conscientização tangível, prática e poderosa no Novembro Azul.
Muitas vezes o brinde funciona como um ‘embaixador’ da prevenção. Em sua essência, o gift personalizado com o tema Novembro Azul, seja ele um squeeze azul, um chaveiro com o símbolo daquela iniciativa do bigode ou uma caneta com a mensagem de autocuidado, cumpre diversas funções que a comunicação puramente digital muitas vezes não alcança e não sensibiliza.
A primeira vantagem deste premium ao presentado é a quebra do tabu a qual estimula o diálogo sobre a importância do exame clínico do toque retal. É bom lembrar que a saúde masculina é frequentemente envolta em tabus. Um objeto físico, útil no dia a dia, como uma necessaire ou um kit de higiene, atua como um ‘embaixador silencioso’ da causa. Ele auxilia a estimular o autocuidado e serve de ponto de partida para conversas leves, mas importantes, entre amigos, colegas e familiares.
No apoio tátil e constante no marketing social de prevenção é sem similar. Ao contrário de um post que desaparece no feed rapidamente, um presentinho útil, como um bloco de notas ou uma ferramenta de trabalho, ambos são longamente utilizados e mantidos com cuidado. Mesmo que subconscientemente, a cada uso, a figura do homem é periodicamente lembrada e conectada à importância da manutenção da sua saúde. É uma analogia ideal, portanto, para a prevenção de doenças como o câncer de próstata. Além disso, o regalo que foi cedido gentilmente estará sempre por perto e preserva aquela mensagem de prevenção além dos 30 dias de novembro, tempo de duração da campanha.
Um outro aspecto a considerar é o engajamento da marca com um propósito. Para empresas, distribuir brindes relevantes e de qualidade não é apenas uma ativação de marketing promocional, mas uma espécie de demonstração de responsabilidade social para a sociedade. A marca associa sua imagem corporativa a uma causa nobre, criando um vínculo emocional e um senso de pertencimento e engajamento com colaboradores e clientes. Desta maneira, reforça a cultura do cuidado e bem-estar.
Muitos gifts documentam a informação por meio de calendários de mesa, planners ou agendas, e podem incluir datas de exames de rotina ou informações simplificadas sobre os sinais de alerta. Essas peças transformam a informação efêmera e abstrata num recurso prático que incentiva atitudes preventivas e proativas, como, por exemplo, agendar o check-up anual.
Além do presente em si, a opção estratégica do objeto ofertado é muito importante para ter bons resultados. Em outras palavras, a chave para o sucesso é a inteligência na escolha. O gift ideal não deve ser apenas azul, ele tem que ser funcional e estar alinhado com a mensagem de saúde. Uma boa sugestão neste caso seria o kit de primeiros socorros, que inclusive já foi obrigatório ter dentro do veículo.
Os brindes ligados à saúde apresentam muitos casos de sucesso. Há vários itens que podem incentivar hábitos saudáveis como squeezes ou kits de esportes ou produtos de autocuidado ou higiene (como kits de barbear, toalhas ou necessaires). Eles são muito mais eficazes do que aqueles simples objetos decorativos. E o melhor de tudo é que atrelam a marca a uma atitude positiva e preventiva.
Nos gifts do Novembro Azul a conexão física e mental se tornou espontânea entre a mensagem educativa de saúde e o dia a dia das pessoas. Passou a ser a solidificação do carinho, do lembrete e do incentivo. Na relação custo-benefício pode ser um investimento pequeno com um potencial de amplo impacto social, para estimular a quebrar barreiras e até ajudar a salvar vidas.
*Ana Lence é bacharel em hotelaria pela Universidade Anhembi Morumbi e sócia fundadora da AF Brindes e Criações, empresa que se dedica a produção de brindes personalizados. www.afbrindesecriacoes.com.br



.gif)
.gif)

.png)